quinta-feira, fevereiro 07, 2008

As Ludotecas


Caracterização das ludotecas

O que são e como surgem as ludotecas?

As ludotecas são instituições recriativo-culturais pensadas para as crianças e adolescentes, que através do jogo podem desenvolver a sua personalidade, durante o seu tempo livre. Para isso, as ludotecas oferecem e estimulam o jogo infantil, oferecendo ás crianças os materiais necessários bem como as orientações, ajudas e companhia que o jogo requer.

As ludotecas surgem como solução para a falta de formação que os adultos têm acerca do jogo que é adequado para as suas crianças, assim como, o problema económico que muitas famílias apresentam, agravado por falta de espaço na rua e nas suas casas.

Actualmente, as ludotecas pertencem a administrações locais dentro de centro cívicos, bibliotecas, casas de cultura e escolas, podendo também pertencer a instituições independentes de interesse educativo, social ou outras identidades socioculturais.

As ludotecas estão especialmente pensadas para as crianças e jovens, mas alguns projectos inovadores podem também ser dirigidos para pessoas adultas e para a terceira idade.

Modelos de ludoteca

O modelo anglo-saxão - é fiel á ideia original de ludoteca. Partem de uma planeamento assistencial para superar carências do tipo económico que impedem o acesso a determinadas brincadeiras. Este serviço preventivo oferece orientação ás famílias que têm filhos e com especial atenção a crianças com necessidades especiais.

O modelo latino - em principio tinha uma função socio-económica destinada a crianças de famílias carenciadas. A ideia de espaço de jogo foi alargada com maior quantidade de jogos, para que as crianças possam desenvolver as suas necessidades lúdicas no seu tempo livre, dinamizadas por especialistas.

Outros tipos de ludotecas

Ludotecas móveis - são ludotecas ambulantes, que têm um itinerário fixo e percorrem escolas, povos, aldeias e bairros, especialmente lugares onde a população tem mais dificuldade de acesso a este tipo de centros. Algumas só contêm material mas há outras que têm espaço de jogo no seu interior.

Ludotecas hospitalares - são ludotecas instaladas dentro de um hospital com a finalidade de proporcionar as crianças hospitalizadas, que tem muito tempo livre, materiais de jogo. A actividade, distracção e comunicação que o jogo oferece pode ajudar à recuperação das crianças. Também existem mini-ludotecas em consultas pediátricas.

Ludotecas monográficas - são aquelas que estão especializadas em determinados jogos: jogos eléctricos, jogos de role, jogos psicomotores, entre outros.

A ludoteca como meio educativo

A concepção do jogo é fundamental para a infância, utilizando-o como uma das principais ferramentas de intervenção educativa, social e cultural. Para tal, são necessários cinco elementos importantes: pessoas implicadas, materiais lúdicos, espaço, tempo e normas.

Pessoas implicadas - companheiros de jogos que podem partilhar momentos de diversão e desenvolvimento, relacionar-se, discutir e chegar a acordos.
Na ludoteca, os pais e avós podem encontrar um centro de recursos lúdicos onde podem não só ver jogar as crianças como também conhecer os seus gostos e desejos, informar-se sobre a adequação de jogos em determinadas idades, desenvolvimento, etapas, etc.

Ludotecários - são animadores especializados que aplicam técnicas e recursos para organizar e dinamizar a ludoteca, estimulando a capacidade do jogo e facilitando a convivência e relações interpessoais.

Materiais

Os variados jogos e brinquedos devem ser seguros, seleccionados com critérios de qualidade em função das características dos usuários, tendo em conta as suas preferências, gostos, necessidades e com base em critérios pedagógicos e de educação. Deve-se facilitar ás crianças critérios de selecção para os seus próprios brinquedos, educando-os a um consumo responsável.

Os brinquedos de uma ludoteca devem ser, para uma melhor higiene, desinfectados periodicamente.

O mobiliário deve ser facilmente amovível e higiénico e deve estar ao nível da estrutura das crianças para que estes possam dispor do material de uma forma livre e responsável.

O Espaço

Deve-se procurar espaços interiores e exteriores onde jogar. As crianças devem dispor de cenários agradáveis, adequados e acondicionados, que as levem a descobrir a imaginar e a mover-se com liberdade.

Tem que haver uma correcta distribuição de espaços para facilitar as funções (tipos de jogo, actividades de animação, participação de adultos, guarda-roupa, entre outras.) e deve-se utilizar portas corredoras para haver espaços polivalentes.

As instalações técnicas para que sejam agradáveis devem ter iluminação natural e iluminação artificial, ventilação e ar condicionado para regular a temperatura.

O tipo de solo onde se leva a cabo as actividades é muito importante. Este deve ser de material plastificado, resistente, de fácil limpeza e de desinfecção.

A segurança dos utilizadores de uma ludoteca é outro ponto importante. Devesse ter em conta vários aspectos:
-ter um projecto de evacuação;
-eliminar barreiras arquitectónicas;
-as caixas de electricidade devem estar protegidos adequadamente e fora do alcance das crianças;
-as fontes de calor têm que estar protegidos para evitar queimaduras;
-os extintores devem estar em condições;
-uma caixa de primeiros socorros, sem medicamentos.

O Tempo

Os horários de atendimento ao público são flexíveis, ou seja, vão de acordo com as necessidades da população a que se destina.

Nos períodos de férias é quando os usuários frequentam mais as ludotecas, uma vez que têm mais tempo livre.

As normas

A criação de um espaço cativante, leva a que as normas mínimas assegurem a convivência entre os usuários e o bem funcionamento do meio.

É muito importante que todos os usuários conheçam as normas. As normas têm de ser muito claras e sem quaisquer dúvidas. Assim, se devem cumprir e fazer cumprir.

As normas mais importantes são as de funcionamento, higiene e convivência

-Normas de funcionamento – relaciona-se com os horários, espaços, com o que se pode ou não fazer, como se podem obter jogos, que jogos se devem obter com permissão, entre outras.

-Normas de higiene – lavar as mãos antes de entrar, higiene no calçado, zonas que se devem utilizar sem sapatos, não comer na zonas dos jogos, não fumar no recinto da ludoteca, entre outras.

-Normas de convivência – respeitar os brinquedos, os espaços, o mobiliário e os companheiros, utilizar um vocabulário e um tom respeitoso.

Objectivos e Funções da ludoteca

Objectivos da ludoteca

A finalidade de qualquer ludoteca é garantir o direito ao jogo. M.de Borja explica alguns dos objectivos:

-Deixar que as crianças brinquem com os brinquedos que eles mesmo escolhem em função do seu gosto;

-Aumentar a comunicação e melhorar as relações das crianças com os adultos em geral;

-Orientar os pais na escolha da compra dos brinquedos para os seus filhos;

-Proporcionar material lúdico adaptado ás crianças com incapacidades;

-Realizar actividades de animação infantil e juvenil;

Funções da ludoteca

Para que estes objectivos sejam cumpridos as ludotecas têm que cumprir algumas funções:

-Função recreativa - A ludoteca deve oferecer diversão e fazer passar um bom tempo aos seus utilizadores. Para tal, deve ser atractiva e tem que ter um ambiente de simpatia e de cordialidade.

-Função educativa - O jogo é um mecanismo de aprendizagem inato, logo os educadores devem estimular a capacidade de jogar, educando de forma globalizada os aspectos sensoriais motores, intelectuais, comunicativos e socio-afectivos, entre outros.

-Função socio-económica - A ludoteca colabora activamente para o cumprimento do direito de todas as crianças ao jogo, pondo o jogo e os brinquedos ao alcance de todos.

-Função comunitária - A ludoteca estabelece um clima de participação cidadã na realidade quotidiana e relações com outras instituições (escolas, associações, clubes, bibliotecas, entre outros).

-Função de integração social - A ludoteca é um espaço de relação com outras crianças de qualquer realidade social. É também um espaço propício a relações intergeracionais.

-Função de investigação - A ludoteca é o maior espaço com material lúdico que existe. Portanto, tem a tarefa de avaliar a qualidade dos brinquedos, a experimentação dos novos jogos, a recuperação e divulgação de jogos populares, a experimentação sobre animação e organização, entre outros.

Ana Fialho